A QUEM EU DEVO CONTAR?

RESPOSTA CURTA: Para começar, só para as pessoas que você quiser que saibam.

"Eu não perco uma única reunião do meu grupo gay.Foi lá que encontrei meus melhores amigos."

Assumir não é uma coisa que você faz uma vez e depois acabou. Você pode assumir primeiro para sua família e só depois para seus amigos, ou o contrário. Você pode assumir-se primeiro apenas para seu pai ou sua mãe, ou para seu irmão ou irmã, e depois para o resto da família.

As primeiras pessoas a quem você vai contar devem ser as pessoas em quem você mais confia. Você precisa ser capaz de confiar que eles não vão ferir você, que vão aceitar você e respeitar sua privacidade e não vão contar que você é gay para ninguém que você não queira que saiba.

Pense no que você poderia perder contando para uma pessoa em particular. Se esta pessoa é seu pai ou sua mãe, será que ele ou ela poderia expulsar você de casa? Isolar você dos seus amigos? Se é um amigo, é provável que eles se afastem de você? Será que eles contariam para outros colegas na escola? O que aconteceria se eles fizessem isso?

Pense também no que você poderia perder não contando a uma pessoa em particular. Seu relacionamento com seus pais ou com seus amigos está sendo prejudicado porque você está escondendo alguma coisa deles? Você estaria mais próximo deles, e poderia receber mais apoio, se eles perceberem que você foi honesto e deu prova de amizade ao confiar-lhes seu segredo?

Pense nos tipos de coisas que você já pôde compartilhar com eles no passado e na reação que eles tiveram. Se existem pessoas para quem você gostaria de contar, mas não tem certeza de como reagiriam, tente sondá-los primeiro. Faça com que eles falem sobre um livro, um filme ou um programa de televisão sobre gays. Use perguntas abertas.

Lembre-se que a reação de alguém a um gay em um filme pode não ser a mesma se aquela pessoa for sua filha, seu irmão ou seu amigo. E isso vale nas duas direções - as pessoas podem parecer mais ou menos preconceituosas em uma situação hipotética, como um filme, do que o que eles seriam ao reagir a uma pessoa próxima a eles.

Por exemplo, como a homofobia é tão comum na nossa sociedade - e ainda é amplamente aceita - um amigo de seu pai ou de sua mãe pode, sem pensar, fazer uma piada sobre um personagem gay em um filme - ou podem fazer isso porque acham que você espera isso - mas podem ter muito mais consideração e serem muito mais compreensivos reagindo ao fato de você assumir. Por outro lado, seus pais ou amigos que parecem aceitar personagens gays na mídia podem reagir com muito menos aceitação à homossexualidade de alguém próximo a eles.

Para ter uma idéia de como alguém vai reagir quando você disser que é gay ou lésbica, tente fazer perguntas específicas, pessoais e que provoquem reflexão. Diga que você tem um amigo cujo irmão mais velho é gay e está na universidade ou prestando serviço militar. Você pode dizer alguma coisa como: "andei lendo sobre grupos gays nas universidades" ou "Andei lendo sobre gays no exército. Você ficaria chateado se seu irmão chegasse em casa e lhe contasse que é gay?" Seu amigo pode surpreender você e responder: "Meu irmão é gay" ou " Meu tio é gay " "Meu pai é gay..."

Share this:

CONVERSATION

0 comentários :

Postar um comentário