SERÁ QUE VOU PERDER MEUS AMIGOS HETEROSSEXUAIS? E ONDE VOU ENCONTRAR AMIGOS GAYS E AMIGAS LÉSBICAS?


RESPOSTA CURTA: Para a primeira pergunta - provavelmente não. E para a segunda - em todos os lugares. Somos milhões e estamos em todos os lugares!!

Muitos gays e lésbicas contam que passaram a ter mais amigos heterossexuais depois de assumir e que agora estão muito mais felizes e mais confiantes do que no tempo da "gaveta". É mais fácil ter pessoas por perto quando você não está escondendo nada delas e quando você está bem consigo mesmo.

Alguns jovens, contudo, passaram por experiências terríveis ao assumir sua homossexualidade na escola. Especialmente em cidades pequenas ou na zona rural, ou em lugares onde existem muitos adeptos de religiões fundamentalistas, a discriminação contra gays e lésbicas ainda é muito forte. E jovens também podem ser muito cruéis, especialmente quando não estão seguros de si mesmos e estão procurando maneiras de se desenvolver. Eles podem incomodar você e lhe trazer muitos problemas. O índice de abandono escolar entre jovens gays é muito alto devido à forma como são tratados. Atualmente, em Salvador e em outras cidades do Brasil existe uma lei que proíbe a discriminação com base na sua orientação sexual. É um primeiro passo para enfrentar o preconceito: cirme não é ser homossexual, mas discriminar os gays e lésbicas.

Se você quer assumir para seus amigos, tenha o cuidado de confiar apenas em amigos que respeitarão sua privacidade e confidencialidade. Amigos que gostam de fofocar podem causar problemas mesmo que não queiram magoar você.

Alguns amigos ficarão do seu lado imediatamente. (Tanto os homens quanto as mulheres dizem que é mais fácil assumir-se para uma mulher). Um ou mais amigos podem já ter adivinhado que você é gay ou lésbica. É possível que você descubra que já tem amigos gays e não sabia.

Alguns amigos vão precisar de um certo tempo para se acostumarem à idéia de que você é gay. Alguns podem achar que o fato de você lhes contar é uma forma de dar em cima deles e podem se sentir pouco à vontade por causa disso. Alguns podem se perguntar: já que você é amigo íntimo deles e é gay, eles serão gays também. Da mesma forma como você fez com seus pais, tente pensar como cada amigo pode se sentir e de que forma você pode fazer com que eles vejam que você não mudou. Exatamente como você fez com seus pais, pode ser útil oferecer a eles alguns dos livros listados.

Conversar com alguns amigos gays sobre como foi para eles a experiência de assumir-se também pode ajudar. Encontrar novos amigos gays é muito importante - amigos que saberão exatamente o que você está vivendo porque eles passaram por isso, ou estão no seu próprio processo de se assumir.

Grupos de jovens gays são uma boa forma para começar a encontrar amigos, porque lá você não vai precisar tentar descobrir se o adolescente é gay ou não. A maioria das cidades grandes tem grupos gays onde você poderá facilmente conhecer outros jovens como você. Ali você encontrará novos amigos com quem poderá trocar experiências e apoio, além de aprender mais sobre você mesmo.

Se você mora numa cidade pequena ou no campo, provavelmente vai ser difícil encontrar grupos deste tipo. Neste caso, poderá conhecer pessoas através dos clubes de correspondência e dos grupos listados nesta página. As organizações na lista de nossa página também podem lhe ajudar a encontrar grupos mais específicos de gays e lésbicas, ou outros grupos de apoio

E lembre-se: mesmo que lhe pareça que você é o único gay na sua escola, esteja certo que não é! Com uma média de 10 % de homossexuais na população, existem outros estudantes gays e lésbicas na sua escola que você provavelmente conhece , mas não sabe que são gays - ou que pode ser que não os conheceu ainda. Os gays costumam dizer brincando que eles têm uma espécie de "radar" para descobrir quem é gay e quem não é. Descobrir quem é gay, caso eles não sejam completamente assumidos, é igual a descobrir se alguém está a fim de você. Às vezes você pode identificar, às vezes não. Você fará isso mais facilmente quando tiver mais experiência.

Share this:

CONVERSATION

0 comentários :

Postar um comentário